11/09/2019

Os desafios e transformações do setor de panificação no Brasil

 

 

Diversos setores vem passando por transformação nos últimos anos e dentre eles está o setor da Panificação.


A G.Paniz, um dos nossos principais fornecedores de equipamentos para padarias, confeitarias, restaurantes e supermercados, publicou recentemente um artigo interessante sobre o setor de Panificação e achamos que seria de grande valia a sua reprodução em nosso blog.

 

Confira o texto na íntegra, a seguir.

 

Como lidar com as novas práticas do mercado de panificação?


O uso racional de recursos e as exigências mais rigorosas de clientes que buscam cada vez mais por novidades e produtos saudáveis geram desafios para o mercado em 2019.

Atualmente o setor de panificação se encontra entre os seis maiores segmentos da indústria brasileira e o segundo maior em alimentos prontos. Apesar disso muitos fatores vêm afetando os empresários brasileiros do ramo, dentre alguns deles estão:

 

  1. 1-  Faturamento em queda devido a dificuldades econômicas conjunturais, principalmente pelo declínio na renda familiar do consumidor e pela concentração do varejo;

  2. 2 - Falta de capital de giro e para investimento;

  3. 3 - Consumo de pão estável;

  4. 4 - Pequeno tamanho das padarias com pequeno mix de produtos e serviços;

  5. 5 - Baixa produtividade (54% de ociosidade);

  6. 6 - Vendas praticadas pelos clandestinos ambulantes;

  7. 7 - Baixa utilização do pão nos programas institucionais de alimentação;

  8. 8 - Concorrência predatória (o maior engole o menor) e desigual.

 

O setor de panificação no Brasil vem passando por uma transformação.


A implantação de maquinários mais inteligentes e autônomos, uma alta diversificação de produtos disponíveis e novos sistemas de gestão foram mudanças que causaram um impacto positivo.

É necessário que os empresários do ramo de panificação fiquem atentos às novas exigências do mercado para assim conseguir atender as demandas e se destacar pela qualidade de seus produtos e bem estar dos clientes. Desta maneira será possível fidelizar e expandir a gama de clientes.

Atualmente alguns fatores tem se destacado para aperfeiçoar seu negócio e ter sucesso no ramo da panificação.

 

Produtos


Para se destacar ante a concorrência, é necessário a diversificação de produtos. Dentre o setor de alimentos, o pão ainda é o mais procurado nas padarias, porém o conceito de saudabilidade dos dias atuais exige pães com menor quantidade de açúcar, sódio e gorduras saturadas. Pães e bolos integrais também devem entrar no cardápio.

Deve ser considerado também a venda dos produtos de forma fracionada, buscando atender as novas configurações familiares do Brasil, como as famílias menores e aqueles que moram sozinhos.

Segundo a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), as vendas de produção própria representaram 64% do faturamento em 2017, enquanto itens de revenda foram responsáveis por 36%. De lá para cá estes dados só aumentaram e por isso, a produção própria, focada na diminuição dos alimentos industrializados, ganhou um espaço que vai continuar crescendo em 2019.

 

Embalagens


Buscando atender às novas exigências do mercado de panificação foram estabelecidas regras para a embalagem de alimentos como o máximo cuidado com a higiene e conservação dos produtos que serão entregues ao consumidor.

Além disso, de acordo com as normas da ANVISA, é obrigatório conter as informações sobre  fabricação, prazo de validade, lote, ingredientes, nome ou razão social e endereço do fabricante/importador além de indicação de alergênicos,  nas embalagens de todos os produtos.

As embalagens também devem ser de material reciclável que não agrida o meio ambiente. Por último, mas não menos importante, um design atrativo e funcional também é um grande diferencial para atrair a atenção dos consumidores.

 

Processos e Equipamentos


A modernização dos equipamentos foi muito importante para a transformação das padarias.  Os novos maquinários possuem melhor eficiência energética o que resulta na redução de custos da empresa.

Balanças, batedeiras, liquidificadores, refrigeradores e estufas também foram substituídos por equipamentos mais modernos que garantem mais agilidade, segurança e qualidade nos processos diários do negócio. O tradicional forno a lenha também perdeu seu lugar  nas padarias e confeitarias para maquinários a gás ou elétricos.

Os processos de gestão interna também sofreram mudanças. A adoção da produção em cadeia fez com que o controle do tempo e estoque favorecesse o empresário.

 

Práticas sustentáveis e padronização de produtos

 

O crescimento da busca por hábitos mais saudáveis também levou os consumidores a apreciarem práticas sustentáveis.

Além da economia de recursos hídricos, energéticos e de matérias-primas, essas práticas evitam desperdícios, aumentam a produtividade e não agridem o meio ambiente.

Devido a isso a onda de sustentabilidade está tomando conta do mercado de forma geral criando mais um desafio para 2019.

A padronização de alguns produtos também apresentou aspectos positivos pois tem como resultado maior controle da produção, proporcionando a economia de insumos e de tempo.

 

A boa experiência de consumo


Possivelmente este será um dos maiores desafios para 2019. Para se manter competitivo no mercado de panificação será necessário que os estabelecimentos forneçam um espaço adequado aos clientes. O ambiente deve ser bem iluminado, arejado e com boas condições de acomodação para desfrutar de uma boa refeição.

Também é importante que o local possua uma boa disposição dos produtos, com sinalização e informações adequadas, para que o cliente possa encontrá-los de forma fácil, rápida e intuitiva.

Destacamos a importância de estar sempre acompanhando o mercado por meio de palestras, cursos de panificação e realizando pesquisas com as pessoas que frequentam seu estabelecimento.

 

Fonte: Texto publicado originalmente pelo Grupo G.Paniz, um dos nossos fornecedores de equipamentos para Padaria, Restaurante e Supermercados.